Menu

6 vídeos sobre acidentes industriais graves

Stonner 2 Comentários 04.03.15 4575 Vizualizações Imprimir Enviar

Vídeos sobre acidentes industriais – filmagens, animações, reconstituições são sempre uma excelente forma de aprender, principalmente na área de Segurança Industrial. Nos Estados Unidos, há uma organização governamental, o Chemical Safety Board (http://www.csb.gov) a qual divulga vídeos nesta área, de acesso público e gratuito. Infelizmente, para nós, os vídeos são em Inglês, mas apenas a visualização já nos ensina muito. Se em sua empresa você tiver alguém com fluência em Inglês, vale a pena solicitar que atue como tradutor/dublador.  Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

1-     Vídeos sobre acidentes industriais – Bhopal

Recentemente, em 03 de dezembro de 2014, foram completados 30 anos do maior acidente industrial do mundo, que repercute até hoje. Ainda há sequelas em descendentes daqueles que foram expostos ao Metil-Isocianato. Neste vídeo (assista aqui) o renomado autor sobre Segurança Industrial, Trevor Kletz, destaca que que as falhas que levaram àquele acidente, ainda persistem em muitas indústrias de processo. O Metil-Isocianato era um produto intermediário, não era carga nem produto, e a boa técnica recomenda, no caso de produtos intermediários de grande risco, mínima estocagem intermediária, o que não ocorreu em Bhopal, e amplificou o alcance da tragédia.  Já publicamos um artigo sobre este terrível acidente (leia aqui).

2-     Vídeos sobre acidentes industriais – Deepwater Horizon

Este acidente ainda está muito vívido em nossa memória recente, e gerou prejuízos imensuráveis à British Petroleum (BP). Neste vídeo (assista aqui) são mostradas imagens e animações que explicam a cronologia do acidente, e como fatos que muitos de nós presenciamos em nossas plantas de processo podem se encadear, e gerar um acidente de grande porte.

3-     Vídeos sobre acidentes industriais – o custo humano da gasolina

Este vídeo não é muito técnico (assista aqui – Imagens fortes), mas nos lembra que os processos requeridos pelas necessidades ambientais têm seu preço. A redução do teor de enxofre no diesel e na gasolina é obtido através do hidrotratamento, processo que requer altas temperaturas, altas pressões, e a presença de hidrogênio, o qual gera um processo denominado ataque do hidrogênio em alta temperatura – em inglês High-temperature Hydrogen Attack (HTHA).  O Chemical Safety Board também produziu um outro vídeo sobre este acidente, com um viés mais técnico (assista aqui).Esse mecanismo de corrosão em alta temperatura promove a perda de resistência e ductilidade do aço por meio de reação em alta temperatura do hidrogênio absorvido pelo carbono livre do aço resultando na descarbonetação e fissuras internas. Ou seja, devido a remoção do carbono a alta temperatura, há uma diminuição da dureza superficial (superfície de contato com a temperatura elevada, pobre em carbono), facilitando a ocorrência de trincamento por metanização (H+C) – leia mais em inspecaoequipto.blogspot.com.br. Aliás, este site é excelente, recomendo!

4-     Vídeos sobre acidentes industriais – Death in the Oilfield

Este vídeo (assista aqui) é excelente para mostrar o que NÃO deve se fazer em atividade industrial. Chegamos até a duvidar que algumas destas ações possam ter ocorrido, mas infelizmente, ocorreram, e levaram a fatalidades.

5-     Vídeos sobre acidentes industriais – Anatomia de um acidente

O acidente na refinaria de Texas City, em 2005, que matou 15 pessoas e feriu cerca de 180 pessoas, também está vívido na memória dos gerentes da indústria. Este vídeo (assista aqui) é um pouco longo, porém extremamente didático. Este acidente levou a OSHAS (Occupational Safety and Health Administration) a aplicar uma multa recorde a esta refinaria, pertencente à British Petroleum (BP), por CENTENAS  de não conformidades. O histórico de acidentes nesta refinaria perdurou até 2010.

6-     Vídeos sobre acidentes industriais – Imperial Sugar

Qualquer atividade industrial tem riscos! Para sairmos um pouco do ambiente de óleo e gás, veja este vídeo (assista aqui) sobre um acidente que matou 8 trabalhadores imediatamente, e mais 6 faleceram após o evento, em uma INDÚSTRIA DE AÇÚCAR.

Continuaremos a abordar em detalhes aspectos de SMS nos próximos artigos do Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • videos de açidentes graves
  • Video De Acidentes Graves
  • videos de acidentes graves recentemente
  • videos de acidentes
  • video a anatomia de um acidente
  • acidentes em indudtrias videos
  • vídeos acidentes industriais
  • vidios acidetis
  • videos de acidentes grave
  • acidentes graves na industria

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Vinícius

    Excelente artigo.

  • Obrigado, Vinicius! Bem vindo ao Blogtek!

Publicidade

Gerenciamento de Projetos

Contratos EPC e EPCM – diferenças, vantagens e desvantagens

Comente Stonner 18.09.17
Liderança e Gestão

Diagrama Matricial – uma das sete ferramentas de gerenciamento

Comente Stonner 11.09.17
Gestão da Manutenção

O elo frágil da Gestão de Ativos

Comente Stonner 04.09.17
Gerenciamento de Projetos

Avalie a Comunicação em sua empresa ou organização

Comente Stonner 28.08.17
Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento das Partes Interessadas

Comente Stonner 21.08.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.