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3P – Pessoas, Processos, Produto

Stonner Comente 10.07.17 609 Vizualizações Imprimir Enviar

3P – Pessoas, Processos, Produto:  este acrônimo pode ter diversas leituras distintas, porém a mais usual, a mais importante, é esta aí apresentada, surgida na esteira da filosofia 6 Sigma, e atualmente pedra angular de todo negócio. Para Gerenciamento de Projetos, há a variante Pessoas, Processos, Performance. Alguns autores acrescentam um quarto P (este válido apenas em Inglês): People, Process, Product, Profit. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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3P – Pessoas, Processos, Produto: Pessoas

3P - Pessoas, Processos, Produto

3P – Pessoas, Processos, Produto – pessoas

Como empreendedor, empresário, gerente de projetos, ou em qualquer função corporativa, não importa sob qual prisma você olha para o seu negócio ou sua carreira, o fundamental são as pessoas, sejam elas seus empregados, seus fornecedores, seus parceiros comerciais, ou (last but not least), seus clientes.

Portanto, é fundamental um exercício constante de se colocar no lugar das pessoas, e buscar entender como as pessoas veem seu negócio.

Sob a ótica dos empregados, quando você se põe no lugar deles:

  • Seus colaboradores estão bem acomodados? Há facilidades suficientes para o exercício de suas funções?
  • Seus colaboradores estão bem conscientes de seu papel na empresa, em que processo estão situados, de que maneira contribuem para o êxito do negócio?
  • Seus colaboradores estão motivados (note que isto NÃO se refere necessária e unicamente ao aspecto de remuneração – leia mais sobre a Pirâmide de Maslow)? Como está o ambiente de trabalho, é colaborativo ou excessivamente competitivo?
  • Seus colabores estão bem treinados, e são constantemente atualizados?

Sob a ótica dos clientes, quando você se põe no lugar de um cliente ou potencial cliente:

  • Você (sinceramente) compraria o seu produto ou serviço?
  • Como está o preço do seu produto ou serviço frente ao mercado? Seu produto efetivamente agrega valor? Qual o diferencial do seu produto ou serviço?

3P – Pessoas, Processos, Produto: Processos

3P - Pessoas, Processos, Produto

3P – Pessoas, Processos, Produto – processos

Antes de mais nada, você está seguro sobre o que são processos? O nome está muito ligado à indústria, particularmente indústrias químicas, petroquímicas (chamadas justamente de indústrias de processo), mas, é fundamental conhecer o que são os processos organizacionais de uma empresa.

Um processo organizacional é um conjunto de atividades estruturadas (ou seja, tem procedimentos e regras), correlacionadas (não são aleatórias, estão interligadas), as quais geram um determinado produto ou serviços conforme requisitos especificados. Há basicamente três tipos de processos organizacionais:

Processos Gerenciais: os quais definem o sistema em que opera uma empresa.

Processos Operativos: constituem a atividade fim da empresa, tais como compras, fabricação, marketing, vendas, distribuição.

Processos de Suporte: dão apoio aos processos operativos, tais como contabilidade, recrutamento e seleção, suporte técnico.

Isto posto, faça um exercício para identificar todos os processos envolvidos em seu negócio (não é um exercício fácil, como imagina no início. Se você for aprofundando nos detalhes, verá a quantidade de processos que há). Identificados os processos, faça as perguntas:

  • Você consegue montar um fluxograma com todos os processos de seu negócio (os principais, pelo menos)? Há extremidades soltas neste fluxograma (note que processos tem entradas e saídas, e há que estar interligadas)?
  • Todos os processos estão claramente definidos?
  • Há processos redundantes (duplicidade)?
  • Há processos que podem ser eliminados?
  • Há processos que podem ser melhorados?

3P – Pessoas, Processos, Produto: Produto

3P - Pessoas, Processos, Produto

3P – Pessoas, Processos, Produto – produto

Finalmente, chegamos ao final do macroprocesso de seu negócio: o produto final (bem ou serviço). Há também algumas perguntas a serem feitas:

  • Você (sinceramente), se não fosse o dono de seu negócio, compraria o seu produto (bem ou serviço)?

 

 

  • Seu produto tem qualidade constante (sabe aquele restaurante no qual você às vezes come uma comida maravilhosa, mas outras vezes está horrível? Você não volta lá, mas talvez volte naquele restaurantezinho onde você sabe que não terá uma comida excepcional, mas estará sempre agradável – lembre-se, a raiz do conceito das normas ISO 9000 não é que o produto seja excelente, mas que atenda determinados padrões de forma regular)?
  • Seu produto (bem ou serviço) tem um diferencial em relação à concorrência?
  • Você sabe exatamente o que o mercado espera do seu produto (bem ou serviço)?

3P – People, Process, ¿Profit?

Alguns autores se referem ao 3P desta forma (não dá para ser em Português, pelo menos com 3 P’s…). No entanto, prefiro não usar esta abordagem, pois entendo que se Pessoas, Processos, Produto estiverem adequadamente contemplados, o Lucro será decorrência natural.

A interrogação invertida não se deve a algum teclado espanhol, mas apenas para evidenciar que a interrogação se aplica unicamente à terceira palavra..

3P – Pessoas, Processos, Performance:

Esta é a variante do 3P para projetos. Por que a diferença? Porque uma vez trabalhando com as pessoas certas, os processos corretos, e o produto almejado pelo mercado, a produção é seriada, basta manter os parâmetros do processo. Já um projeto tem características, únicas, não repetitivas (veja o PMBoK Guide), portanto não há a produção de produtos…o projeto tem um produto único. Então, o que deve ser avaliado não é o produto, mas a performance, e esta é medida através do atingimento da Tripla Restrição: Prazo-Custo-Escopo.

Então, as perguntas são:

  • O projeto está no prazo?
  • O projeto está dentro do orçamento?
  • O escopo do projeto será atendido?

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

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