Menu

14 Princípios do Sistema Toyota de Produção – continuação

Stonner Comente 20.03.17 960 Vizualizações Imprimir Enviar

14 Princípios do Sistema Toyota de Produção – em artigo anterior, abordamos os 5 primeiros princípios desenvolvidos por Deming e EFETIVAMENTE adotados pela Toyota. O destaque dado ao termo EFETIVAMENTE é que não basta afixá-los na parede, é necessário realmente implantá-los, e isto passa por uma mudança CULTURAL. Os 14 Princípios do Sistema Toyota de Produção se dividem em 4 seções:

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
  • Filosofia de longo prazo: Princípio 1
  • Processo correto produzirá resultados corretos: princípios de 2 a 8
  • Agregue valor à Organização desenvolvendo a equipe: princípios 9 a 11
  • A busca contínua da causa básica leva ao aprendizado organizacional: princípios 12 a 14

Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Princípios do Sistema Toyota de Produção #6

Tarefas e processos padronizados são a base para a Melhoria Contínua e o empoderamento dos funcionários. Para que possamos ter previsibilidade, prazos constantes e fluxo regular de produtos, é necessário ter tarefas e processos padronizados, que possam ser executados e repetidos continuamente, sem ocorrência de falhas e erros. Ademais, a utilização de padrões dá maior autonomia (leia-se empoderamento) aos funcionários, os quais não precisam a todo instante obter informações sobre determinada tarefa ou processo, consequentemente aumentando a produtividade. Tarefa para o gestor: mentalmente, busque se posicionar como cada um de seus colaboradores, e tente identificar todas as tarefas e processos que passam por ele – você está seguro de que tudo está claro e padronizado para sua equipe? Ponto pra você!!!

Princípios do Sistema Toyota de Produção #7

Use símbolos visuais para evitar que um problema não seja visível.

Princípios do Sistema Toyota de Produção

Princípios do Sistema Toyota de Produção

Desnecessário falar sobre a força dos símbolos visuais. Foi esta revolução, liderada por Steve Jobs e Bill Gates, isoladamente, que permitiu a difusão dos computadores, tablets, smartphones, de forma que até pessoas com dificuldade de leitura, e crianças ainda não alfabetizadas possam utilizar estes dispositivos. Da mesma forma, a utilização de símbolos gráficos orientando o que fazer, onde colocar, qual o fluxo, facilitam a execução de tarefas, melhoram a produtividade e minimizam a possibilidade falhas.

Princípios do Sistema Toyota de Produção #8

Use apenas tecnologias consolidadas, confiáveis e amplamente testadas para aplicar em seus processos. A tecnologia deve auxiliar as pessoas, e não substituí-las, muito menos atrapalhá-las. Certifique-se de que a nova tecnologia a ser implantada seja confiável e testada, assegure-se de que sua gente foi treinada e capacitada, e que a nova ferramenta vá de fato auxiliar nos processos de sua empresa. Tenha em mente que mesmo tecnologias já consolidadas irão causar impacto, então prepare-se para um período de transição muito bem acompanhado e com muito treinamento (isso é muito visível quando da implantação de um ERP – Enterprise Resource Planning – que é fundamental para a integração da empresa, porém causa impacto muito grande na equipe).

Princípios do Sistema Toyota de Produção #9

Desenvolva líderes que conheçam plenamente o processo, se identifiquem com a cultura da empresa, e possam ensiná-la aos demais. O ambiente corporativo está cheio de anedotas e charges relatando a diferença entre chefe e líder, e realmente é necessário conhecer a diferença, e estar seguro de desenvolver um líder, e não chefes. O líder deve “vestir a camisa” da empresa, conhecer seus processos, conhecer e trabalhar em sintonia com a equipe, orientando e não apenas mandando. Neste sentido, o sistema Toyota e os princípios de Deming confirmam a tradição cultural nipônica, de formação interna de líderes, o que de certa forma contrasta com a visão empresarial atual, onde há intensa rotatividade principalmente na alta gerência. Estamos sempre buscando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, envolvendo a Gestão do Conhecimento. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.  

Incoming search terms:

  • Combate a doença e rapasita 14 principios _lucas alencar/edição viviane
  • Comente sobre os 14

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Liderança e Gestão

Planejamento de cenários – estratégia na incerteza

Comente Stonner 13.11.17
Gerenciamento de Projetos

O projeto como parte do negócio – PMBOK Guide sexta edição

Comente Stonner 06.11.17
Gerenciamento de Projetos

Lei de Parkinson – expansibilidade do trabalho

Comente Stonner 30.10.17
Gerenciamento de Projetos

Joint Confidence Level (JCL) – análise simultânea de custo e prazo

2 Comentários Stonner 23.10.17
Gestão da Manutenção

7 desperdícios da produção (Lean Manufacturing)

Comente Stonner 16.10.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.